domingo, 21 de junho de 2009

Função glomerular

Pelo processo de ultrafiltração (filtração do nível molecular) do plasma sangüíneo, o glomérulo produz quantidades enormes de líquido tubular, cujo volume e composição são modificados por absorção, ou por secreção, de acordo com as necessidades do corpo, para reter, ou para excretar, substâncias específicas. O processo de filtração está, de forma muito íntima, associado ao fluxo sanguíneo renal e à pressão, que podem ser considerados juntos.

Na filtração glomerular o líquido chega à cápsula de Bowman pelo processo, conhecido como ultrafiltração, atravessando três camadas:

Endotélio fenestrado: Membrana de filtração.

Membrana da cápsula de Bowman: Em sua maior parte, tecido conjuntivo, mas que contém, também, células mesangiais, que são fagocíticas e contráteis. Acredita-se que, por poderem contrair, elas sejam capazes de produzir, ativamente, a filtração glomerular, por diminuir a área de superfície disponível a filtração.

Células epiteliais da cápsula: Células conhecidas como podócitos, por terem numerosas projeções, semelhantes a pés (pedículos) que se agarram aos tubos endotélio capilar. As substâncias, que passam pelas fendas de filtração (ou poros), entre os pedículos, passam, portanto, próximas à superfície celular dos podócitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário